segunda-feira, 6 de maio de 2013

A juventude araxaense e sua representação, por Pedro Abrão Jr.




A juventude araxaense e sua representação, por Pedro Abrão Jr.
Nos últimos anos, Araxá tem sido palco de grandes transformações no que diz respeito a políticas públicas para juventude. A Administração Municipal tem dado sinais de sensibilidade em assuntos que concernem à juventude. A sociedade, por sua vez, tem entendido a importância do tema, visto que os jovens representam mais de um quarto da população e são considerados a força propulsora do presente e do futuro do municipio.

Em um curto período de tempo, sediamos e vamos sediar as duas conferências estaduais de juventude(2011 e 2013) e o forúm estadual de gestores de políticas públicas de juventude, criamos o conselho municipal de juventude(através da lei 6039/2011) e surgiram iniciativas importantes, como a Cidade Tecnológica. Nas últimas eleições, por exemplo, pela primeira vez o jovem teve uma participação ativa e as políticas públicas para a faixa etária foram discutidas pelos candidatos. Diga-se de passagem, me orgulho muito de ter iniciado esse processo juntamente com os jovens que vestiram a camisa, dedicando grande parte do seu tempo e disposição para participar no processo eleitoral.

Nesses últimos dias, o Executivo enviou projeto de lei para a Casa da Cidadania que cria, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública, a Secretária Municipal de Esportes e Juventude. A proposta pode ser considerada um avanço inédito em prol da juventude araxaense. Isso se deve ao fato de que a nova secretaria representa uma referência para o jovem. Dessa forma, ao invés de termos uma estrutura pulverizada entre os vários órgãos da prefeitura, teremos um órgão exclusivo para coordenar elaborar as ações e fazer o diálogo juntamente com a sociedade civil.

No entanto, esse trabalho precisa ser norteado por valores que se configuram como condições sine qua nom para o sucesso do trabalho. Primeiramente, é preciso dialogar com a própria juventude. Saber o que ela pensa e o que os jovens realmente precisam. Diálogo esse feito que deve forma sincera, democrática e transparente, procurando agregar e fazer uma gestão participativa. Junto a isso, a máquina pública deve ser eficiente, inclusive na nova secretaria. Como lembra a lição do Governador Anastasia, o Estado deve investir menos nele mesmo e mais no cidadão. É preciso ir para as ruas, gastar mais sola de sapato e menos pó de café. A política dos conchavos, infelizmente uma realidade no país, deve ser substituída por uma gestão para resultados. Por fim, é preciso estratégia. É preciso saber onde se quer chegar. Alocar os recursos mediante ao estabelecimento de metas claras e possíveis.

Nos últimos meses, a cidade tem vivenciado crimes trágicos que têm chocado a sociedade. A Secretaria de Segurança Pública certamente vai afastar essa insegurança da população, uma vez que será um instrumento eficiente de combate ao crime. A pasta de Esportes e Juventude também tem papel fundamental no processo: ao invés de drogas e crimes, os jovens terão oportunidade de aprimorar talentos e desenvolver habilitantes que contribuam para a sociedade na qual estão inseridos. Dessa forma, como diz o Prefeito Dr. Jeová, de fato construiremos pessoas e cresceremos juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário